Dra. Martha Santos

“Ser Mulher é nunca desistir de Si nem dos outros”

Uma frase para o mundo de Martha Santos, médica ginecologista.

A Mulher é um Ser feminino e sensual, com características físicas e emocionais diferentes das do homem, o que lhe confere uma forma de pensar, sentir e agir com o mundo de forma diferente, mas num todo complementar. O autoconhecimento do corpo físico da Mulher é um dos principais fatores para o sucesso de uma vida saudável e equilibrada em todas as competências que ela exerce no seu dia-a-dia, quer como Profissional, Mãe, Esposa e, principalmente, como Mulher.

É imperativo que a mulher seja estimulada a conhecer, mais do que ninguém, o seu corpo, e mais do que conhecer, que tenha uma profunda autoconsciência do seu corpo. Sem timidez. Sem preconceitos. Sem medos. Na opinião de Martha Santos, médica ginecologista com consultório em Viseu, existe ainda muito constrangimento para fazer com regularidade o auto exame, que é uma  importantíssima medida preventiva de algumas doenças, como o cancro da mama e do colo do útero. Existe ainda um longo caminho de desconstrução de preconceitos, para o atingimento do ponto de equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como para o melhoramento da sua autoestima, tão essencial para tudo o que a Mulher faça na sua vida. “Esta é uma das obrigações do papel do médico, a estimulação para conversar sobre a anatomia do corpo, esclarecimentos e conselhos de auto exame em todas as consultas, que recomendo que sejam anuais, principalmente  para que seja feito um bom diagnóstico precoce de doenças graves ”, diz Martha Santos, que se sente realizada na sua profissão, sempre que tem um desfecho favorável a uma patologia, assim como ver o sorriso de uma mãe com um filho saudável nos braços.

 Como aumentar a sua autoestima. A sexualidade faz parte do Ser Mulher.

Um dos maiores dogmas da sociedade, quer criados por questões religiosas, quer por questões educacionais e sociais, é a vida sexual. “É um tema que a mulher evita falar. É necessário a mulher saber que ainda é desejada e que tem líbido, pois consolida o amor e ajuda a estreitar a relação ao longo dos anos com o companheiro. A sexualidade faz parte do Ser Mulher, aumentando a sua autoestima. A mulher bem resolvida sexualmente, torna-se mais confiante nas suas capacidades, o que consegue depois conciliar com mais sucesso todas as suas tarefas”, esclarece Martha Santos.

Vacinas já previnem o vírus HPV. Não importa a idade, não importa o preço!

De acordo com Martha Santos, as doenças sexualmente transmissíveis continuam a ser uma das principais causas das doenças e morte de muitas mulheres, como o vírus HPV –  Papilomavírus Humano – que dá origem ao cancro do colo do útero. Uma doença transmitida à mulher através do ato sexual e que fica silenciosa na família, por denunciar infidelidades conjugais. No entanto, já existe uma vacina nonavalente, que abrange muitas estirpes, de forma a  prevenir a doença, mesmo que não a 100%, para as mulheres de todas as idades e  mesmo para aquelas que já tenham contraído uma vez o vírus HPV.

Sem dúvida um grande estímulo para que as  Mulheres sejam mais saudáveis, para que estejam  mais atentas ao seu corpo e para que sejam mais felizes, em todas as áreas da sua vida. 

A sua saúde vale todo o investimento!

Dra Martha Santos, Médica Ginecologista

Consultório: Rua Miguel Bombarda, nº 66, sala BU, primeiro andar – Viseu

Email: martharegina32@gmail.com

Telefone: +351 232 426 695 / +351 961 424 594

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 + 17 =

168FãsCurtir
153SeguidoresSeguir
1,070InscritosInscrever

ÚLTIMOS ARTIGOS