PALÁCIO DO GELO SHOPPING, um empreendimento visionário!

A maioria das pessoas adora passar horas dentro do shopping, principalmente quando nele se encontram as melhores lojas, as mais diversas opções de lazer e, sobretudo, se o shopping for o “Palácio do Gelo Shopping”!

Sabe quando surgiu esse empreendimento que atrai milhares de pessoas de todos os cantos? Pois, vamos contar-lhe!

O shopping surgiu em Viseu em outubro de 1996, então designado como Palácio do Gelo, num conjunto que integrava o Palácio dos Desportos, Palácio da Saúde e Palácio dos Congressos. Tratava-se de um conceito inovador e diferenciador do que até então existia no país.

Numa visão vanguardista, o Grupo Visabeira, promotor e proprietário do espaço, construiu um centro comercial de grandes dimensões que, desde logo, concentrou em si a atenção dos viseenses e não só. Rapidamente se tornou num polo aglutinador da região centro que, até à data, não conhecera nada parecido.

As dezenas de lojas que colocou à disposição dos investidores apresentavam áreas generosas e amplas, que eram complementadas por áreas comuns de invulgar espaço de circulação. A esse conceito inovador do centro comercial, o Grupo Visabeira acrescentou-lhe outras mais-valias que o tornariam ainda mais conhecido, ultrapassando as fronteiras regionais, rasgando horizontes nacionais e até mesmo internacionais.

“Referimo-nos, por exemplo, à Pista de Gelo. Um espaço totalmente inimaginável no nosso país. Essa infraestrutura, parte integrante do Palácio do Gelo, foi, sem dúvida, um dos grandes motivos de atração para o público. Nela, era possível aprender a patinar sobre o gelo, algo até então só acessível a quem se deslocasse ao estrangeiro”, relembra Cristina Lopes, diretora do Palácio do Gelo Shopping.

O Palácio do Gelo dispunha ainda de uma área de restauração que constituía, sem dúvida, outro dos polos de atração de clientes e várias salas de cinema, algo que na época escasseava em Viseu.

 “De referir, ainda, que no perímetro do centro comercial, o Grupo Visabeira, no tal rasgo de visão muito à frente para a época, construiu o Palácio dos Desportos, cuja nave central acolheu diversas modalidades, destacando-se o andebol com diversos jogos de apuramento da Seleção Nacional para os campeonatos da Europa e Mundial, o Palácio dos Congressos, com salas de grande capacidade o que atraiu a Viseu inúmeros eventos do setor e o Palácio da Saúde, uma área dedicada ao bem-estar”, contou a diretora do Palácio do Gelo Shopping.

Com o passar do tempo, o Grupo Visabeira voltou a mostrar a sua visão de futuro, ao iniciar as obras que levariam ao novo Palácio do Gelo Shopping, aquele que hoje é possível conhecer e visitar em Viseu e que foi inaugurado em abril de 2008. Partindo da demolição do centro comercial original, foi edificado um novo e gigante imóvel, que passou a ocupar a totalidade dos terrenos em que se ergueram os 4 palácios iniciais: o do Gelo, o dos Desportos, o dos Congressos e o da Saúde.

Numa área total de implantação de 175 mil metros quadrados, o Grupo Visabeira guindou o novo empreendimento a um patamar internacional. “Adotámos o lema ‘Realmente Diferente’ e de facto somos. O Palácio do Gelo Shopping tornou-se único a nível nacional e ibérico. O edifício projetado e construído pelo Grupo Visabeira foi pensado para receber os milhões de visitantes e clientes anuais de forma muito acolhedora”, afirmou Cristina Lopes.

Dotado de áreas comuns de circulação muito amplas, com luz natural em toda a sua plenitude, o Palácio do Gelo Shopping, nome pelo qual passou a ser desde então designado, faz lembrar um grande navio de cruzeiro, pela sua forma oval e pelos seus 7 pisos de área comercial. Está localizado num ponto de convergência de alguns dos principais eixos viários, como a A25, que liga o litoral norte ao interior, sendo a principal porta rodoviária de entrada na Europa por via de Espanha, e a A24/IP3, que cruza o eixo Trás-os-Montes-litoral centro.

“Para além destas, não podemos esquecer que Viseu é ponto de passagem para milhares de pessoas que anualmente se deslocam à Serra da Estrela, um dos pontos de atratividade turística desta vasta região. São rodovias de grande circulação com passagem por Viseu. Nessa perspetiva, o nosso shopping está estrategicamente posicionado. Relativamente à cidade, o Palácio do Gelo Shopping foi edificado numa das novas áreas de expansão urbana da cidade, servido por artérias de fácil circulação”, explicou a Diretora.

Suportado por algumas lojas âncora, de que são exemplo o hipermercado Auchan, a Fnac e H&M, o Palácio do Gelo Shopping acolhe mais de 150 lojas, distribuídas por sete pisos, onde se destaca a presença de cadeias e insígnias tão relevantes como a C&A, Worten, Sport Zone, Rádio Popular, AKI, Mc Donald’s, Cortefiel, Vista Alegre, Cinemas NOS, entre outras.

Acresce a esta diversificada oferta a Pista de Gelo, localizada no Piso 3, única no país em funcionamento todo o ano e onde se desenvolve a escola de patinagem e a possibilidade de patinagem de lazer. A pista de gelo está aberta à fruição de todos, quer dos que já sabem patinar, quer de quem pretende experimentar. Para quem deseja aprender a patinar no gelo, o ginásio ForLife dispõe de uma escola, disponível para todas as idades. Os técnicos credenciados estão habilitados a ministrar aulas de iniciação ou aperfeiçoamento e os futuros patinadores podem-se inscrever no Ginásio ForLife que se localiza do piso-2 do Palácio do Gelo Shopping ou diretamente na pista de Gelo. Trata-se de um dos maiores ginásios da Península Ibérica, com uma área global de 20 mil metros quadrados, em que se destaca o conjunto de 4 piscinas, uma das quais com 50 metros (olímpica), sala de musculação e cardio com 1.250 metros quadrados, 11 salas onde se praticam mais de 38 modalidades, 2 quadras de squash, ténis de mesa, sauna e banho turco, serviços de estética, massagem e cabeleireiro.

Ainda no ramo desportivo, vale ressaltar que um dos marcos do desporto português ocorreu na pista do Palácio do Gelo Shopping, onde se deram os primeiros passos no hóquei no gelo em Portugal, tendo recebido, inclusive, a primeira formação de uma seleção nacional de hóquei no gelo que defrontou a ‘First Portuguese Canadian Cultural Center’ (FPCCC) de Toronto. Habitualmente, a equipa local os “Lobos do Palácio do Gelo” disputava partidas com equipas formadas espontaneamente por praticantes da modalidade residentes em Portugal e equipas espanholas. A pista de gelo também recebeu os dois primeiros campeonatos nacionais de Patinagem Artística, organizados pela Federação Portuguesa de Patinagem.

Em torno da temática do gelo, o Shopping coloca à disposição dos visitantes o Bar de Gelo, um espaço igualmente único em Portugal e no qual tudo é concebido em gelo: paredes, bancos, balcão e, inclusive, os próprios copos onde são servidas as bebidas, assim como esculturas decorativas que são produzidas por um dos colaboradores e que são renovadas periodicamente. “Este é, sem sombra de dúvida, outro dos grande pontos de atração nacional e internacional do próprio shopping que voltará a funcionar quando forem levantadas as restrições impostas no âmbito do combate à pandemia”, disse Cristina Lopes.

No piso 3 encontra-se a área de restauração, onde estão implantados os restaurantes, com diversos conceitos e onde é possível fazer refeições ligeiras, requintadas e prolongadas com conceitos múltiplos. Disponibiliza duas esplanadas: a nascente e a poente. Amplas as esplanadas exteriores complementam o espaço de restauração e de animação do Palácio do Gelo Shopping, que está aberto todos os dias do ano, mesmo nas datas festivas – Natal, Páscoa, Ano Novo e feriados.

“São largos os milhões de clientes que anualmente optam por realizar as suas compras, desfrutar de momentos de lazer ou praticar desporto no Palácio do Gelo Shopping. A tendência desde a abertura tem sido, ano após ano, a consolidação da oferta e o consequente aumento de visitantes do Palácio do Gelo Shopping, uma tendência que foi apenas interrompida em 2020 e parte de 2021 pelo encerramento de lojas em consequência das medidas de combate à pandemia decretadas pelo Governo português”, ressaltou a diretora do Palácio do Gelo Shopping.

No que se refere à pandemia e às suas respetivas recomendações, o Palácio do Gelo Shopping respeita todas as regras decretadas pelas autoridades de saúde.

“Dotamos o Palácio do Gelo Shopping com dezenas de dispensadores de desinfetante para as mãos, recomendando o seu uso frequente; todas as lojas têm dispositivos à entrada; sinalizámos todas as áreas comuns com informação do distanciamento social e sentido de circulação das pessoas; encurtámos os intervalos de higienização e limpezas das áreas de utilização comum, entre outras medidas. O Palácio do Gelo Shopping foi ainda distinguido com o selo ‘Five Stars | Safe Spot’. Esta distinção surgiu após a auditoria do Bureau Veritas atestar a higiene, a desinfeção e a segurança das instalações”, detalhou Cristina.

Para finalizar, vale lembrar que nos dois últimos pisos (8.º e 9.º) do Palácio do Gelo Shopping situa-se a sede do Grupo Visabeira, uma ampla área de modernos, confortáveis e multifuncionais escritórios, local onde se encontram mais de 800 colaboradores do Grupo e que desenvolvem as suas diversas atividades.

Venham ao Palácio do Gelo Shopping e divirtam-se !

SERVIÇO:

Horários de Funcionamento

SHOPPING:

Segunda-feira a domingo: 10h00 – 23h00

LOJAS:

Segunda-feira a domingo: 10h00 – 23h00

RESTAURAÇÃO e SIMILARES:

Segunda-feira a domingo: 10h00 – 23h00

*À 6ªF após as 19H00 e aos Fins-de-semana há a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação válido ou teste negativo para poder efetuar refeições no nosso espaço da restauração.

HIPERMERCADO AUCHAN:

Segunda-feira a sábado: 08h30 – 23h00

Domingo: 08h30 – 22h00

CINEMAS NOS:

Segunda-feira a sexta-feira: 13h00 – 01h00

Fins de semana e feriado: 10h30 – 01h00

FARMÁCIA PINTO DE CAMPOS:

Segunda-feira a domingo: 09h00 – 23h00

PISTA DE GELO:

Segunda-feira a sexta-feira: 14h00 – 18h00

Fins-de-semana e feriados: 14h00 – 19h00

GINÁSIO FORLIFE:

Segunda-feira a sexta-feira: 07h00 – 22h00

Sábado: 08h00 – 20h00

Domingo e feriados: 09h00 – 14h00

Os horários poderão sofrer alterações consoante indicações do Governo e nesse caso deverão ser essas que vigoram.

www.palaciodogelo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *