Várzea de Abrunhais de braços abertos para receber a todos!

A freguesia de Várzea de Abrunhais situa-se no extremo oriental do concelho de Lamego, no limite com o município de Tarouca. Tem um nome de origem agrária, onde “Várzea” significa planície, e ”Abrunhais” significa ”terra onde se produzem abrunhos”.

Apesar de pequena, Várzea de Abrunhais destaca-se pelas festas e romarias a Santa Bárbara e São Pedro, padroeiro de Várzea! A Capela de Santo Aleixo ou de Nossa Senhora da Conceição é também um local a visitar na freguesia.

Numa distância de apenas 6 kms da cidade de Lamego, pode-se dizer que Várzea de Abrunhais tem como  principais atividades económicas a Vinicultura, a Horticultura, a Floricultura, a Construção Civil e o Turismo Rural. O Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Carlos Manuel Ferreira Rodrigues, conta que,  “em  2009, a Microsoft escolheu a Escola de Abrunhais para integrar a rede mundial de escolas inovadoras, e isso foi um grande marco para a localidade. Em cada ano que passa, Várzea de Abrunhais vem progressivamente a modernizar-se e a investir cada vez mais no Turismo Rural”. 

SERVIÇO:

JUNTA DE FREGUESIA DE VARZEA DE ABRUNHAIS, Lamego, Portugal.

Telefone: + 351 254 699 243

Fax: + 351 254 699 243

Email: jfvarzeaabrunhais@terralusa.net

LAMEGO

Lamego é uma cidade portuguesa antiquíssima, pertencente ao Distrito de Viseu, região Norte e Sub-região do Douro, existente desde o tempo dos romanos. Em 1057 foi reconquistada definitivamente aos mouros, por Fernando Magno de Leão. Acredita-se que foi em Lamego que decorreram as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal, e se estabeleceram as “Regras de Sucessão ao Trono”.

Lamego é a segunda maior cidade do distrito de Viseu e da sub-região do Douro, subdividida em 18 freguesias. A cidade e o município estão situados na margem sul do  Rio Douro fazendo parte da província de Trás-os-Montes, Alto Douro e da Beira Transmontana. O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sudeste por Tarouca, a sudoeste por Castro daire e a oeste por Resende.

Há no concelho inúmeras casas brasonadas e numerosos monumentos religiosos, dos quais se destacam a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, que dá nome a Romaria anual que acontece no dia 8 de Setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *