O sonho do universitário que se tornou realidade: WB Facial Surgery

Dizem que todo menino tem o sonho de ser grande e o Dr Waldiredson Torres Borges fez desse sonho a sua realidade de vida. Casado, pai de uma linda menina e morador de Goiás, estado brasileiro da região central, Dr Waldiredson Torres é cirurgião Buco-maxilo-facial, especialidade que trata das alterações que ocorrem nas estruturas da face, da cavidade oral e da região cervical, atuando há mais de dez anos, de forma sistemática, visando acolher, direcionar e tratar os pacientes que apresentam alguma desordem facial e bucal ou desejam melhorar os contornos faciais.

Graduado pela Universidade Paulista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela São Lepoldo Mandic (residência no Complexo Hospitalar Ouro Verde – Campinas, São Paulo), o médico dentista Dr Waldiredson Borges atua na área desde 2008, em diversas clínicas, assim como em hospitais de referência, integrado ao corpo clínico na área de Cirurgias da Face. Recentemente, desenvolveu o curso ‘Vip CLASS’ para profissionais que desejam qualificar e aprimorar as suas técnicas cirúrgicas.

Realizando procedimentos desde cirurgias orais menores, tais como dentes inclusos, implantes, gengivoplastia e enxertos; cirurgias mais frequentes no âmbito das cirurgias menores e cirurgias maiores, que compreendem as cirurgias ortognáticas e correções por traumas faciais e congénitos, assim como cirurgias de harmonização facial, abordando também pacientes com distúrbio do sono (apneia) e problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Em conversa com a Networking Business Magazine, o Dr Waldiredson Torres Borges contou um pouco sobre a sua carreira e a sua clínica: a WB Facial Surgery. Confira connosco!

NBM: Dr Waldiredson Borges, a WB Facial Surgery é fruto de um sonho?

WALDIREDSON: Sim, a WB Facial Surgery. que hoje integra a clínica DETALLE, nasceu de um sonho desde a graduação. A minha admiração pela cirurgia e pelos procedimentos que envolviam a especialidade tornaram-se numa fonte impulsora na busca de conhecimento e formação profissional para atender satisfatoriamente os meus pacientes. Hoje, o conceito da WB Facial Surgery traz o que há de recente nos tratamentos faciais, procurando individualizar cada caso, pois somos únicos. Após trilhar um caminho de experiência e oportunidades, atendendo à procura de pacientes locais e de outros países, decidimos construir uma ponte em terras lusitanas (Portugal), muito em breve num novo local para acolher os nossos pacientes.

NBM: O Dr falou em tratamentos faciais, vamos começar então pelos dentes. O que é a Cirurgia Ortognática ?

Dr WALDIREDSON: A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem como finalidade corrigir a oclusão (encaixe) dos dentes do paciente, quando este apresenta uma discrepância óssea. Imagine aqueles pacientes que apresentam o queixo avançado ou retraído, portanto, faz-se necessário, em conjunto com a ortodontia, realizar um planeamento correto para execução do caso.

NBM: Existe alguma contraindicação para realizar a Cirurgia Ortognática?

Dr. WALDIREDSON: Não e sim. Sempre respondo assim, porque precisamos avaliar o quadro de expectativa do paciente, ou seja, o quanto o paciente está envolvido, compreendendo e disposto a realizar o procedimento. Contudo, a contraindicação seria para pacientes abaixo de 15 anos e com alguma comorbidade severa que impeça de operar.

NBM: E já que falamos no queixo: a Mentoplastia é uma cirurgia também abordada por sua equipa na clínica WB Facial Surgery?

Dr. WALDIREDSON: Sim, constantemente tenho recebido pacientes no meu consultório em busca de algo que seja definitivo. Dentro deste aspeto, temos o avanço do mento “queixo” através do sistema de placas ou próteses. E falando em próteses, é possível abordar também outras áreas como malar, ângulo de mandíbula de forma definitiva, através dos implantes faciais permanentes.

NBM: Em relação à uma harmonia no rosto de uma pessoa, isso implica a dentição, queixo e também as gengivas. A gengivoplastia é indicada para quem, Dr Waldiredson?

Dr. WALDIREDSON: Este procedimento é indicado para os pacientes que apresentam um crescimento gengival, onde os dentes estão pouco expostos. Esse crescimento gengival pode ser por causa inflamatória ou atípica. Quando inflamatória, primeiramente removemos a causa (tártaro).

NBM: Outro fator muito sério são os problemas relacionados a ATM e DTM [Disfunção da Articulação Temporomandibular]. Peço que o DR fale sobre essa especialidade.

Dr. WALDIREDSON: Essa é uma outra aérea importante da minha especialidade, o tratamento das desordens que acontecem nesta articulação. As DTM, como assim são chamadas, aparecem com diversos sintomas:

Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;

Dificuldade para abrir a boca;

Edema facial;

Enxaquecas fortes e recorrentes;

Dores intensas próximas aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Os tratamentos envolvidos nesta situação vão desde ajustes dentários, utilização de dispositivos intermaxilares e intervenções de abordagem cirúrgica.

NBM: Agora, Dr Waldiredson Borges, vamos falar de um assunto que está em alta, principalmente, entre as mulheres! O ‘Lip Lift’ ou preenchimento dos lábios. Em que situação é que é recomendado?

Dr. WALDIREDSON: O preenchimento labial é recomendado quando o desejo do paciente é aumentar o volume do lábio, onde utilizamos acido hialurónico. O ‘Lip Lift’, porém, é indicado apenas para pacientes que apresentam um aumento na dimensão vertical da distância entre a base do nariz é o lábio superior, o que leva a uma exposição menor dos dentes superiores; logo a técnica melhora a exposição dos dentes, aumenta a exposição do vermelhidão do lábio superior, dando um aspeto mais jovial.

NBM: E por falar em lábios, há bebés que nascem com fissura lábio palatina. O que causa essa má formação, Dr ? Há como corrigir?

Dr. WALDIREDSON: Ainda não há um consenso sobre a causa das fissuras lábio palatinas. Acredita-se que durante a gestação ocorra um desequilíbrio funcional impedindo a correta formação dos tecidos. Sim, existe a possibilidade de correção. O ato cirúrgico para correção deve ser realizado o mais cedo quando possível. O tratamento destes pacientes envolve uma equipa multidisciplinar: cirurgião, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, entre outros.

NBM: Há muita conversa em torno do siso, o dito dente do “juízo”. Como é que uma pessoa sabe que tem dentes inclusos? Os dentes inclusos são sempre sisos?

Dr. WALDIREDSON: Aconselho a realizar uma radiografia panorâmica para avaliar o quadro clínico presente. Esta tomada radiográfica permite avaliar os dentes do paciente e as suas estruturas ósseas num âmbito geral. Diante desta imagem, observamos a cronologia dentaria do paciente e a presença de dentes inclusos, que geralmente são os sisos (3 molares), mas também outros dentes, numa incidência menor, podem estar envolvidos na inclusão, como os caninos, por exemplo.

NBM: Dr Waldiredson, é aconselhável tirar o siso? Qual é a real importância do siso?

Dr. WALDIREDSON: Sim, principalmente quando este estiver envolvido em algumas situações como: inflamação recorrente, inclusão, ou extrema dificuldade de higienização. Ele tem a sua importância na mastigação desde que não esteja nas situações que apresentei.

NBM: Conheci pessoas adultas que tinham dentes de leite. Há dentes que podem chegar a não nascer? O que isso pode causar ao paciente?

Dr. WALDIREDSON: Sim, esta condição é muito comum, ocorre principalmente com os sisos, porém outros dentes podem também aparecer nesta condição. Diante da inclusão dos dentes pode ocorrer movimentação indesejada dos outros dentes ou formação de cistos [quistos] envolvendo o dente incluso.

NBM: O Dr Waldiredson acredita que uma boca saudável, uma boa dentição, um sorriso preenchido, estão intimamente ligados à autoestima da pessoa?

Dr. WALDIREDSON: Sim. Quando encontramos o equilíbrio entre saúde e bem-estar estamos no caminho certo da autoestima elevada. Hoje falamos muito sobre harmonização facial. Sobre este conceito, acredito que não podemos padronizar ou até mesmo personificar procedimentos, mas, em conjunto, com o paciente construirmos função e satisfação durante o tratamento, gerando uma expectativa real.

NBM: Agora, saindo um pouco dos dentes, muitas pessoas se queixam do ronco. Aliás, o ronco pode causar sérios constrangimentos. Um dos males que conheço é a apneia. Podemos dizer que a apneia está relacionada com a dentição?

Dr. WALDIREDSON: Isso é verdade. segundo a OMS [Organização Mundial de Saúde], o distúrbio do sono afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. Em Portugal, as perturbações do sono correspondem a 28,1% da população. E uma das principais causas do distúrbio do sono é a apneia. A apneia é uma condição que envolve não somente a posição das arcadas dentarias, mas também está relacionada à obesidade, flacidez muscular entre outros fatores. Um dos tratamentos proposto ao paciente é o Avanço Bimaxilar, técnica que posiciona as arcadas tanto superior, quanto inferior, ampliando o espaço aéreo do paciente. Esta técnica comummente associamos a turbinectomia (remoção das conchas nasais inferiores).

NBM: Agora, Dr Waldiredson, confesso que já vi pessoas com “testas imensas”. A  WB Facial Surgery que atende pacientes para tratamentos faciais realiza procedimentos para diminuir a testa?

Dr. WALDIREDSON: Sim. Realizamos a frontoplastia que consiste no avanço do couro cabeludo, reposicionando a linha capilar numa posição mais ideal.

NBM: Dr Waldiredson, nós seres humanos, somos muito vaidosos e algo que incomoda muitas pessoas é a chamada “papada” ! A WB Facial realiza procedimentos como lipoescultura?

Dr. WALDIREDSON: Sim. Este procedimento teve um crescimento considerável nos últimos anos, tendo em vista, principalmente, o desejo de diminuir a “famosa papada”. A lipoescultura envolve dois procedimentos quando indicados: Lipotomia Bucal (Bichectomia) e Lipotomia Cervical (Papada). Estes procedimentos são realizados com anestesia local associada à sedação oral, removendo de forma aspirativa a gordura da região da “papada” e por divulsão a gordura bucal; ambas as cirurgias são minimamente invasivas através de pequenos cortes.

NBM: Para finalizar, Dr Waldiredson Borges, qual é a recomendação que o Dr deixa para os leitores da Networking Business Magazine, para ter uma saúde bucal e facial saudável ?

Dr. WALDIREDSON: Dieta alimentar saudável, exercícios e manutenção da saúde nunca saem de moda. Portanto, faça uma avaliação clínica a cada seis meses, com um profissional habilitado.

SERVIÇO:

CLÍNICA  WB FACIAL SURGERY

Tel: (+55) 62 3551 1624 7 / (+55) 62 9 9966 2524

WhatsApp : (+55) 62 9 9913 4639

Instagram:  @waldiredson

Facebook : Waldiredson Torres Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *